No início da competição, falava-se muito em 3 favoritos: Horto, Cruzada e Madureira. Pode-se dizer que a grande final entre Brahma Horto e Cruzada não é uma surpresa. Vamos ao resumão!
- Sábado, Cruzada e Grajaú CC se enfrentaram pela 3ª vez em competições da Liga e pela 3ª vez a Cruzada saiu vencedora. No início, porém, o Grajaú muito completo com Lucas Poli, Russinho, Winnie e Vitão dominou as ações. Abriu o placar e estava muito a vontade. Com o passar do tempo porém, a Cruzada foi encontrando o seu jogo e não tardou em empatar a partida. Com muita disposição de vencer, o Grajau foi novamente às redes, mas ato contínuo, a Cruzada empatou. Fim do equilibrado 1ºt: 2x2. A Cruzada veio mais decidida na 2ª etapa e virou a partida com um golaço do artilheiro Leone e depois se aproveitou da expulsão de Lucas Poli para dar números finais à partida, fazer 4x2, despachar o adversário e chegar à sua 2ª final consecutiva na Liga. O time do Leblon é o atual campeão da 4ª divisão.
- O adversário da Cruzada na final é outro time da zona sul, o Brahma Horto, que suou muito pra virar o jogo sobre o Marotos e alcançar a desejada final. Depois de sair na frente do placar a impressão que deu é que o Horto botou um salto gigante e esperou o jogo acabar. Só que o que se viu foi uma virada sensacional do Marotos, que fez 3x1 jogando muito bem no 1ºt. No intervalo o que se ouvia no Alto era: "eles vão virar a qualquer hora!". Fato é que o Horto chegou ao 2x3 logo no início do 2ºt e passou 15 min pressionando o adversário, que abdicou de jogar no 2ºt. Com tanta pressão, o empate veio aos 22 com Anthony e a virada já nos descontou com Raphalouco em falha individual do arqueiro tijucano. Vitória injusta porque o Horto não jogou para tanto e o Marotos (pelo 1ºt) merecia pelo menos levar a partida pra shoot-out. Que sirva de alerta pro time cervejeiro: O campeonato não tem só o Madureira e usar salto alto em grama sintética nunca da certo. Agora vem a Cruzada e o buraco é mais embaixo.
Pela melhor campanha o Grajaú CC conquistou o 3º lugar da competição.
Na grande final encontro de velhos conhecidos da zona sul: Cruzada x Horto prometem fazer uma final de favoritos, mas sem favoritismo. Em comum, ambos têm a conquista da 4ª divisão. Apenas um poderá dizer que já ganhou 4ª e 3ª. No próximo fds saberemos em que lugar haverá festa na ZS: No caxinguelê, próximo ao verde do Jardim Botanico e da Floresta ou pertinho da praia, exatamente na divisa entre Ipanema e Leblon?
Abaixo, todos os campeões do Rio x Niterói, desde 2009:
2009 - Botafogo FR (Rio - Campeão) - Mulambos (Rio - Vice)
2010 - SPA-FP (Rio - Campeão) - GDM (Rio - Vice)
2011 - Bangu/Robmar (Rio - Campeão) - Rezenha (Rio - Vice)
2012 - Alemanha Chb (Rio - Campeão) - Anapolina (Rio - Vice)
2013 - Cruzada ou Brahma Horto - Neste ano o Cruzamento com Niterói acontecerá depois de apurado o campeão do Rio