Por LG Batista
E aí Boleiragem!
Finalmente vamos falar da decisão da elite do Municipal. Em um Pau Ferro lotado na tarde de sábado tivemos um embate entre duas equipes que foram separadas, na fase classificatória, por apenas três pontos. Pontos esses que podem ter sido obtidos no confronto da quarta rodada entre eles, que acabou 2x1 a favor do Ouro Negro Juventude, e certamente serviu como mais um combustível para essa Final.
A partida se iniciou pautada pelo esquema distinto de estratégia de jogo das duas equipes. O melhor ataque da competição po parte do ON, colidindo diante da melhor defesa da competição por parte dos alvirubros. e essa foi a toada da primeira etapa, com o Ouro Negro forçando bastante, e a defesa do La Barra rechaçando as ofensivas, ora com a dupla de defensores, hora com o excelente goleiro João Pedro. A partida manteve um ritmo intenso, digno de uma final, enquanto um tentava sobrepujar o estilo adversário, e o insistente 0x0 permanecia no placar. Até o goleiro Paulinho tentou romper o Paredão do La Barra na primeira etapa, sem sucesso. Mas quando parecia que o placar seguiria inalterado, os aurinegros posicionaram Choco como pivô (antes estava partindo pela ala) que com sua frieza e qualidade características, logo no primeiro toque, acabou por abrir o placar aos 24 minutos em bela assistência de lateral de Índio, e num voleio sensacional!, e essa foi a vantagem levada para o intervalo.
Um ponto a se destacar é que, ainda que com apenas um gol marcado, a primeira etapa foi excelente, de muita qualidade técnica, ofensividade e marcação dentro do que se pedia na partida e emoções à flor da pele. Baseado nisso as duas comissões técnicas agiram para que o cenário da partida se tornasse mais interessante para a busca do título, e como consequência, para nós espectadores.
E com isso o segundo tempo começou muito mais animado, com o La Barra, finalmente, tomando iniciativas ofensivas, o que nesse ponto assustou o Ouro Negro. Tanto que logo aos 4 minutos os alvirrubros empataram, com Erik, após passe decisivo de Castro, em cobrança de falta na lateral da área aurinegra. O gol deu mais forças à equipe do La Barra, que dois minutos após, virou a partida com gol de Dourado, após uma falha na saída de bola do goleiro Caio, que entrou no segundo tempo. Esse gol aumentou a temperatura da partida e a pressão pelos lados do Ouro Negro, que tratou de solicitar um tempo para por as equipes de volta aos trilhos. O La Barra voltou a se sentir confortável a fazer seu jogo tradicional, tentando explorar os contra-ataques proporcionados pela ansiedade do adversário. O jogo voltou a parecer com a primeira etapa e os dois goleiros passaram a operar verdadeiros milagres (incluindo Caio que havia falhado no segundo gol). Até que aos 14, Berin encontrou Timbuca, que com seu senso de oportunismo empatou a partida, reacendendo as esperanças auri-negras. O gol inflamou a torcida presente no clube, e motivou o Ouro Negro a buscar a "remontada" em busca do título. Após mais algumas trocas de ataques, presenciamos mais um pedido de tempo, o último que os técnicos teriam para ajustes dos times. E com isso assistiríamos mais lances emocionantes.
Na volta dos times o goleiro do La Barra passou a operar mais alguns milagres, nos dando uma dica do que em, algum momento, poderia vir a acontecer, tamanha pressão exercida pelo Ouro Negro. Os contra ataques passaram a ter menor frequência, e o controle da partida parecia estar inteiramente nas mãos do ON. Após muita insistência, o Ouro Negro conseguiu uma falta próxima ao meio campo, na linha lateral que gerou um chute de Galo, rebatido pela defesa para lateral, que foi cobrado, atravessou a área, encontrou Choco, que bateu firme e cruzado, e teve um leve toque de Berin antes de cruzar a linha!!! O Ouro Negro conseguiu seu objetivo aos 20 minutos.
Agora restavam 5, mais acréscimos, e a partida tornou-se muito mais tensa e truncada. O final está cada vez mais próximo, e o brilho dourado já aparecendo no alto do pódio e o ON fez a quinta falta, dando toques de dramaticidade aos momentos finais. Como manter a pegada, ofensividade sem se descuidar o mínimo que seja para evitar algo que poderia levar a partida à decisão por shootouts? A torcida gritava pelo final do jogo, a técnica, à essa altura, já tinha sido jogada para escanteio e o que se via em campo era entrega e coração, de ambas as partes. Ainda tivemos mais alguns ataques, impedidos pelos goleiros até o apito final, Que selou a glória do Ouro Negro, extasiou a massa e fezo Clube Pau ferro explodir em Amarelo e Preto!!!
Sem dúvidas uma final digna das expectativas geradas, uma grande gama de emoções distintas, duas equipes de qualidade, com estilos que se complementam, chances de conquista de título de ambos os lados e uma festa linda em uma tarde de sábado. Era tudo de que precisávamos para referendar a Final da elite e dar os parabéns ao CAMPEÃO DA SÉRIE A CONFIDENCE VEÍCULOS MUNICIPAL 2023 - OURO NEGRO JUVENTUDE!