Por LG Batista
E aí boleiragem!
Finalizada a primeira etapa temos todas as equipes definidas. E diante desse cenário faremos nossa análise em blocos, já fazendo uma previsão dos confrontos que acontecerão e do futuro próximo das equipes que disputam a divisão de elite da Liga.
SEMIFINALISTAS (Celtic e Reale): Quando as equipes se enfrentaram pela última rodada as equipes já estavam classificadas para as semifinais, graças à derrota do Barcelona na primeira partida e que era a única que poderia ameaçar essa classificação. Com isso em mente as equipes se enfrentaram em um jogo aberto com o objetivo de ver quem se classificaria em primeiro lugar geral. O Reale tinha a vantagem do empate, no entanto esse fato motivou ainda mais o Celtic que conseguiu a vitória e ultrapassou o adversário na tabela. Agora as duas equipes aguardam seus adversários dos vencedores das quartas de final.
QUARTAS DE FINAL (Qualitydade, Barcelona, Ouro Negro e Grajatasaray): O bloco de classificados para as quartas de final não teve mudanças após a última rodada. O único time que pleiteava classificação era o La Barra, que até venceu seu confronto, mas torcia por resultados que nunca vieram. Ouro Negro e Grajatasaray venceram, e bem, seus jogos, se garantindo na quinta e sexta colocações respectivamente. Ainda tivemos um confronto direto, entre o Barcelona e Qualitydade que nos proporcionaram a única mudança na tabela, uma vez que com a vitória da equipe alviverde a mesma ultrapassou o Barça na tabela, garantindo melhor classificação. Os confrontos acabaram sendo Qualitydade x Grajatasaray (o vencedor enfrenta o Reale) e Barcelona x Ouro Negro (quem passar encara o Celtic), às equipes que forem derrotadas a disputa pela Taça Rio contra as equipes que terminaram na sétima e oitava colocação.
QUARTAS TAÇA RIO (La Barra e Skydive): Essas equipes tinham situações distintas: ambas iniciaram a rodada nas mesmas posições em que terminaram, mas com objetivos diferentes. Enquanto o La Barra precisava vencer para sonhar com as quartas da Série A o Skydive procurava mais uma vez se manter na divisão, mas corria certo risco de não se classificar na Taça Rio ou até ser rebaixado. E para dar um sabor ainda mais refinado as duas equipes se enfrentaram, mas com suas posições praticamente definidas, uma vez que realizaram a última partida da rodada. Como não haveria alteração nas posições as equipes fizeram uma partida para medir forças, com vantagem para o La Barra, e agora aguardam seus adversários nas semis da Taça Rio.
Alcateia e Red Bull Resenha: Falando da parte de baixo da tabela encontramos essas duas equipes. O Alcateia fez a segunda partida da última rodada, ainda sonhando com uma possível classificação ao mata-mata da Taça Rio. Mas a equipe começou o confronto diante de um embalado Grajatasaray com muitos problemas, poucos jogadores e com seu técnico no gol (com uma ótima atuação, diga-se de passagem), mas por mais que tenha se mantido na partida no seu início acabou por ser superado na partida. A derrota praticamente decretou que não poderiam passar de fase, a não ser que o Skydive fosse impiedosamente goleado, e deixou os Lobos com ansiedade no peito até a partida do Red Bull no domingo, para evitar o descenso. Falando no Red Bull, a equipe entrou em campo lutando pela sua permanência, e dependendo de uma vitória e eventual derrota do Skydive (que acabou acontecendo) podendo até se classificar para a semi da Taça Rio. Mas além de todas essas contas era necessário que a equipe vencesse sua partida, e era contra o atual campeão Ouro Negro Juventude. A equipe até conseguiu ter bons momentos na partida, mais até que em outros jogos da competição, mas acabou sendo vencida. E essa derrota consolidou o rebaixamento do time, que era estreante na elite e certamente tem suas qualidades. Que essa experiência sirva de lição para a equipe retornar ainda mais forte e competitiva na disputa da próxima Série B.